Livros

Futebol & mundos do trabalho no Brasil

Reúne artigos assinados por historiadores, sociólogos e antropólogos, que projetam uma reflexão sobre a trajetória e o papel assumidos pelo futebol praticado no Brasil. Os capítulos contemplam recortes temporais que remetem a fases distintas do desenvolvimento da sociedade brasileira, destacando a dinâmica histórica, política e pública do futebol no Brasil, tanto nos níveis sociais como cotidianos.

Leia mais

A Bruta Cordialidade dos Dias

A bruta cordialidade dos dias reúne contos cujo cenário é o subúrbio carioca entre as décadas de 1980 e 1990: bate-bolas enigmáticos, uma criatura em um valão, um colecionador de fotografias post-mortem, uma sessão de exorcismo, um assassinato em um mosteiro, uma sangrenta briga de rua, e outras incursões pelo bizarro cotidiano de uma metrópole, onde a fronteira entre o imaginário e a realidade é uma zona cinza.

Leia mais

Ventres Livres

O objetivo de Ventres livres? Gênero, maternidade e legislação é explorar, pela perspectiva do gênero, da raça e da liberdade, aspectos múltiplos e complexos da escravidão de mulheres no processo de emancipação, tanto no Brasil como em outras sociedades escravistas atlânticas, centrando especialmente nossa problemática em questões vinculadas às violências da escravidão e às resistências apresentadas por essas mulheres.

Leia mais

Revoltas Escravas no Brasil

Em 1888, a vitória da causa abolicionista, materializada por uma lei imperial, ajudou a propalar a mitologia histórica de que a libertação dos escravizados ocorreu sem lutas e derramamento de sangue. Os ensaios reunidos por João José Reis e Flávio dos Santos Gomes neste livro comprovam justamente o contrário.

Leia mais

Enciclopédia Negra

Nesta Enciclopédia negra, Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz passam em revista a história do Brasil, da colonização aos dias atuais, a fim de restabelecer o protagonismo negro.

Leia mais

Estados Unidos: Uma História

Os Estados Unidos dominaram amplamente o comércio e os processos de inovação mundial até o início do século XXI e ainda produzem ícones nas áreas da política, da música, do cinema e da televisão. E como surgiu e se desenvolveu essa superpotência? Como foi concebida sua famosa Constituição? E a Guerra Civil, quais suas causas e consequências? Esta obra surge como uma introdução necessária aos principais processos históricos que marcaram a sociedade dos Estados Unidos.

Leia mais

Universidade e Ensino de História

O livro ‘Universidade e Ensino de História’, organizado pela historiadora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora, apresenta um conjunto de trabalhos enfocando diferentes conjunturas e regiões que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores, assim como levar o conhecimento histórico para um público mais amplo.

Leia mais

Os Rios do Rio

Sete autores debruçaram-se sobre a história dos rios cariocas, ilustrada por cerca de 130 imagens, incluindo vasta iconografia de acervos brasileiros e estrangeiros, e um ensaio fotográfico atual produzido exclusivamente para o livro.

Leia mais

Recortes do feminino

Fruto de diálogos, trocas e esforços coletivos, a iniciativa foi capitaneada pela Professora Dra. Andréa Casa Nova Maia, responsável pelo Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole, e reuniu professores renomados de diferentes instituições e jovens em processo de formação, o que evidencia a vitalidade da área e, mais precisamente, da temática relacionada às questões de gênero.

Leia mais

Arquivo Pandemia vol. 1 e 2

Organizado por Andréa Casa Nova Maia e Vera Casa Nova, Arquivo Pandemia é um projeto em construção, divulgado pela Editora UFMG em capítulos diários disponibilizados neste site. Posteriormente, os artigos serão reunidos em um livro digital. Um trabalho cuidadoso e de múltiplas vozes. Até o momento, são 74 artigos. Acompanhe a divulgação dos links nas redes sociais da Editora UFMG.

Leia mais

A arte romanesca do ator: Constantin Stanislavski na cultura do romance

Henrique Gusmão, neste livro, mostra-nos como uma cultura do romance que surge no século XVIII criou as condições necessárias para que o encenador russo pudesse transformar de modo decisivo a arte da atuação teatral. Surge, assim, uma nova possibilidade de leitura, criativa e provocadora, de um dos nomes mais relevantes da história do teatro no século XX.

Leia mais

A água no Brasil

“Água” no Brasil é uma obra que reúne trabalhos que tentam responder a um dos maiores desafios do século XXI: pensar a água em seu dinâmico entrelaçamento com a sociedade humana.

Leia mais

O Brasil Colonial

Os três volumes da coleção O Brasil colonial reúnem estudos sobre o longo período entre 1500-1808, desde as descobertas portuguesas até o estabelecimento da família real no Rio de Janeiro.

Leia mais

História oral e direito à cidade: Paisagens urbanas, narrativas e memória social

Esta estimulante coleção de livros, dirigida por Juniele Rabêlo de Almeida, oferece ao leitor perspectivas multifacetadas sobre a relação entre a história oral, os públicos e o tema de seus volumes. Em cada um deles, relatos de importantes pesquisas empíricas dividem espaço com reflexões sobre as questões teóricas e metodológicas concernentes ao uso de entrevistas, desde as estratégias de coleta até os desafios de interpretação.

Leia mais

Brazilian Labour History: New Perspectives in Global Context

This volume examines Brazilian labour history, integrating issues of gender, race, and ethnicity by addressing topics such as free and unfree labour in the nineteenth-century Amazon, the transnational contexts of urban sex work, the intersection of ‘class’ and ‘community’ in a São Paulo workers’ bairro, and the (legal) struggles of sugar cane workers in Pernambuco.

Leia mais

O Palco e o Tempo

O livro reúne reflexões que foram apresentadas no I Seminário de História e Historiografia do Teatro, evento realizado no PPGHIS sob a coordenação do professor Henrique Gusmão.

Leia mais

Os Russos em Revista

A publicação é fruto de uma série de pesquisas e estudos sobre as representações imagéticas do anticomunismo no Brasil, que tiveram por objetivo compreender os impactos da Revolução Russa de 1917 na nascente opinião pública do país.

Leia mais

Ditadura, Anistia e Transição Política no Brasil (1964-1979)

Ao enfrentar a história da luta pela anistia política desde 1964 e da forma através da qual a ditadura projetou e implementou a “sua” anistia em fins dos anos 1970, Renato Lemos apresenta uma totalidade relacional. A trajetória daqueles e daquelas que resistiram é indissociável da história da forma como a ditadura respondeu com brutalidade autocrática a essa resistência.

Leia mais

A Living Past: Environmental Histories of Modern Latin America

From Tierra del Fuego to the Rio Grande to the Caribbean—the diversity of Latin American environments makes any collection in environmental history a daunting task. Despite the enormity of the challenge, the edited collection by John Soluri, Claudia Leal, and José Augusto Pádua provides a framework for Latin American environmental history to better understand the present challenges facing the region.

Leia mais

Um reino e suas repúblicas no Atlântico

Um reino e suas repúblicas no Atlântico analisa a comunicação entre Portugal, Angola e Brasil, nos séculos XVII e XVIII, desfazendo mitos, como o da unidade da ação política nos três territórios e o da subserviência dos espaços colonizados em relação à metrópole.

Leia mais

Memórias de um Rio Fabril

Três fábricas do Rio de Janeiro mostram a força do passado industrial e a sua importância para a memória social carioca. Cada uma delas teve um destino após o fechamento, mas todas são capazes de falar sobre a cidade na qual nasceram e morreram.

Leia mais

As Formas do Romance – Estudos sobre a historicidade da Literatura

Os treze ensaios reunidos neste volume abordam o problema da historicidade das formas romanescas em um amplo recorte temporal, que vai da consolidação do gênero como um dos fundamentos da cultura literária moderna ao exame das formas híbridas do século XXI, passando pelo debate sobre a circulação dos modelos romanescos em relação ao teatro, à literatura de testemunho e, mais recentemente, às séries televisivas.

Leia mais

Poderes do Sagrado – Religião e religiosidade na época moderna

Os textos deste livro trazem ao público contribuições inéditas de especialistas nacionais e estrangeiros acerca das práticas religiosas e de aspectos institucionais da religião católica no Antigo Regime. Em suas abordagens, os autores enfocam contextos específicos que não são vistos isoladamente, mas integrados a questões comuns que perpassavam aquele tipo de sociedade.

Leia mais

A História como ofício

Qual o papel social dos historiadores? Qual a importância da história universitária e da formação dos professores dessa disciplina? Neste livro, Marieta de Moraes Ferreira reflete sobre a trajetória dos cursos universitários de história do Rio de Janeiro (1935-1965) e apresenta os depoimentos de diferentes gerações de professores de história, como Francisco Falcon, Cybelle de Ipanema, Miridan Falci, Clóvis Dottori, Neyde Theml, Pedro Celso Uchoa Cavalcanti, Ilmar Mattos, Arno Wehling, entre outros.

Leia mais

Corpo: Sujeito e objeto

Além das formas acadêmicas mais consolidadas sobre o estudo histórico do corpo, este livro pretende focalizar o “corpo” na história não somente como a “coisa” ou a “realidade” biológica de um sujeito, mas principalmente como forma aberta, moldável e mutável na relação sujeito/objeto, contribuindo assim para uma visão mais abrangente do corpo como lugar do encontro e da mediação sujeito/objeto. Neste sentido, alguns artigos transitam nas fronteiras da História com literatura, arte, antropologia e filosofia.

Leia mais

A History of Environmentalism: Local Struggles, Global Histories

‘Think globally, act locally’ has become a call to environmentalist mobilization, proposing a closer connection between global concerns, local issues and individual responsibility. A History of Environmentalism explores this dialectic relationship, with ten contributors from a range of disciplines providing a history of environmentalism which frames global themes and narrates local stories.

Leia mais

A Guerra das Ruas

Relançamento do livro clássico de Marcos Bretas. O livro busca compreender o funcionamento da polícia na cidade do Rio de Janeiro dos primeiros anos da república brasileira.

Leia mais

Violência na história: Memória, trauma e reparação

Memória, justiça e reparação são temas fundamentais neste momento, são eles que podem assegurar uma reconciliação política com conteúdo democrático. Este é o tema deste livro, com a colaboração de autores brasileiros e de outros de países como Argentina, Uruguai, Portugal e Israel, aonde a mesma questão foi enfrentada.

Leia mais

Outras histórias: Ensaios em História Social

Essa coletânea pretende comemorar a longevidade do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, que em 2012 completou 30 anos de existência, e destacar seu papel na constante renovação e diversificação dos campos temáticos da pesquisa em História Social.

Leia mais