O que tem de novo

Conferência “A rã enfrenta o crocodilo. Equidade política e tutela dos pobres em dois emblemas de Juan Solorzano Pereira”, de Silvia Patuzzi (UFF)

A próxima conferência do II ciclo de conferências Perspectivas em História Moderna será da professora Silvia Patuzzi (UFF), com o título “A rã enfrenta o crocodilo. Equidade política e tutela dos pobres em dois emblemas de Juan Solorzano Pereira”, e ocorrerá nesta semana, na quinta-feira, dia 14 de outubro, às 17h30, em

Leia mais

Cidades e Impérios

Ciclo de Seminários Permanentes 2020/2021
Conferencista: José Augusto Pádua (UFRJ)
Título: Pensar a História em Espaços Cheios: As Florestas Tropicais na construção do território

Leia mais

Conversações Globais

The Great Convergence: Environmental Histories of BRICS, (Oxford University Press, 2018)

Lise Sedrez, Professor of History, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História

In conversation with: S. Ravi Rajan, Professor of Environmental Studies, University of California, Santa Cruz

Date and Time: 21 October, 2021, 1pm, Rio Time.

Leia mais

Novo livro: Futebol e Mundos do Trabalho

Organizado por Paulo Fontes e Bernardo Buarque de Holanda, o livro Futebol & mundos do trabalho no Brasil, da EdUERJ, reúne artigos assinados por historiadores, sociólogos e antropólogos, que projetam uma reflexão sobre a trajetória e o papel assumidos pelo futebol praticado no Brasil.

Leia mais

Royal History Society

Lucas Erichsen, egresso do PPGHIS de 2021, foi eleito Early Career Scholar da Royal Historical Society (Reino Unido) pelos próximos 5 anos.

Leia mais

Instituto Max Planck

Millena de Souza Farias, doutoranda do PPGHIS, inicia seu estágio pré-doutoral no prestigioso Max Planck Institute for the History of Science, no período outubro 2021 a fevereiro 2022.

Leia mais

Perspectivas em História Moderna

Esta edição do ciclo de conferências Perpspectivas em História Moderna acontecerá entre setembro de 2021 e junho de 2022, sediado pelo PPGHIS-UFRJ, com organização do Dr. Daniel Pimenta e osprofessores Carlos Ziller Camenietzki e Jorge Victor de Araújo Souza.

Leia mais

Art em Teses: Novas Pesquisas

O evento Art em Teses: Novas Pesquisas tem como objetivo divulgar pesquisas de mestrado e de doutorado em elaboração ou recém-defendidas que mantenham interlocução ou se calquem em interpretações vinculadas ao Antigo Regime nos Trópicos (ART), título de uma obra clássica da historiografia brasileira, que completa 20 anos de publicação em 2021, e nome de um grupo de pesquisa consolidado.

Leia mais

Dossiê “Qual Brasil?” na Topoi

A Topoi. Revista de História anuncia a chamada de artigos para o dossiê “Qual Brasil? Projetos de nação em debate no contexto da independência brasileira”, coordenado por Isabel Lustosa (CHAM/FCSH-Universidade Nova de Lisboa) e Kirsten Schultz (Seton Hall University).

Leia mais

PPGHIS na ANPUH

Já saiu a programação da 31 Simpósio Nacional de História – evento virtual. Veja os simpósios temáticos coordenados por professores do PPGHIS.

Leia mais

Bolsa FAPERJ Nota 10 edição 2021

FAPERJ anuncia resultado dos editais de bolsas de mestrado e doutorado Nota 10. No PPGHIS, os alunos de mestrado Mariana Freitas de Andrade, orientada por Andrea Daher, e Matheus Brum Domingues Dettmann, orientado por Gabriel Castanho, assim como a doutoranda Bruna Aparecida Gomes Coelho, orientada por Andrea Casa Nova Maia, receberam o prêmio.

Leia mais

Ética da história?

O segundo encontro do debate “Ética na pesquisa com seres humanos e no ensino de História”, realido no dia 27/05/2021, pela ANPUH-AP, contou com a participação do professor Dr. João Ohara (UFRJ), para a conferência “Existe uma ‘ética da História’? Os historiadores e nossas relações com o passado”.

Leia mais

1⁰ Ciclo de Debates do IMAM

O Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole – IMAM – convida pesquisadoras, pesquisadores e estudantes para seu 1.º Ciclo de Debates, a ser realizado no formato on-line nos dias 27 e 28 de maio de 2021, com mesas nos turnos da manhã e da tarde e apresentação de trabalhos artísticos.

Leia mais

Ars Histórica 21 está online

A Edição n. 21 da Revista Ars Histórica foi publicada. Após um semestre de transição, esta edição é lançada em novo site, agora na base de periódicos da UFRJ.

Leia mais

Topoi no alto do ranking SJR

Foi publicado o ranking da SCImago Journal & Country Rank (o ranking das revistas indexadas na SCOPUS). A Topoi ficou em primeiro lugar, entre as revistas brasileiras da área de História / Arts and Humanities, e sexto lugar para Scimago-Arts and Humanities/História na América Latina.

Leia mais
Vitor Izecksohn

Vitor Izecksohn recebe CNE FAPERJ

O Professor Vitor Izecksohn foi contemplado na última semana com a bolsa Cientista do Nosso Estado, concedida pela FAPERJ. Seu projeto tem o título de Federalismos alternativos: os Estados Confederados da América e a Confederação Argentina, 1852-1865.

Leia mais

Colóquio Teatro e Sociedade

O colóquio teatro e sociedade: novas perspectivas da história social do teatro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa História do Teatro Brasileiro, grupo cadastrado no CNPq, De 24 a 28 de maio de 2021.

Leia mais

Universidade e ensino de história

O livro Universidade e ensino de história, organizado por Marieta de Moraes Ferreira, apresenta um conjunto de trabalhos que enfocam diferentes conjunturas e regiões e que pretendem estimular uma reflexão para o enfrentamento dos desafios na renovação da formação dos professores.

Leia mais

Rios do Rio

Novo livro com textos de Lise Sedrez, e do egresso do PPGHIS, Dr. Bruno Capilé.
Dia 20 de abril, 17 horas.

Leia mais

Topoi – número 46

O número 46 (volume 22) da Topoi já está no ar, no site da revista e na página do Scielo. Vejam em:

https://revistatopoi.org

Leia mais

Revista Ars Historica

A Revista ARS HISTORICA é uma publicação científica discente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS – UFRJ). Ela é online de acesso aberto, Qualis B4 (avaliação quadrienal 2013-2016) na área de História. Sua sede é no Instituto de História, situado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

Leia mais

Nota de Pesar

É com grande tristeza que a diretoria do Instituto de História e a coordenação do PPGHIS comunicam o falecimento do professor Manolo Garcia Florentino. Como historiador, Manolo marcou definitivamente a historiografia brasileira. Demonstrou que a escravidão e o tráfico, longe de produzirem apenas uma sociedade separada entre senhores e escravos,

Leia mais
early modern

Perspectivas em História Moderna

Em um ciclo de conferências de periodicidade mensal, sediado pelo Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, professores e pesquisadores especialistas em História Moderna serão convidados não apenas a expor os meandros e os resultados de suas mais recentes pesquisas, mas sobretudo a explorar nelas os aspectos que lhes

Leia mais